You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA

O evento conjunto COBRAE/GEOSUL (IX Conferência Brasileira Sobre Estabilidade de Encostas) e o GEOSUL (XIV Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul) será realizado no Boulevard Convention Vale dos Vinhedos de 17 a 22 de novembro de 2025 (incluindo visitas técnicas e minicursos).
 

A temática de estabilidade de encostas e formas de estabilização e contenção tem grande importância na geotecnia, tanto nacional como internacional, e esta temática tem ganho maior destaque como resultado das mudanças climáticas que estamos enfrentando.

 

Nesta COBRAE está sendo proposta a discussão e apresentação de artigos relacionados aos seguintes temas principais (veja lista mais detalhada abaixo): estabilidade de encostas naturais e de taludes urbanos, formas de estabilização, gerenciamento do risco em obras lineares, taludes de mineração, pilhas de rejeitos de mineração. E assuntos correlatos (investigação de solos, efeito da não-saturação, resistência residual dos materiais etc.).

E a prática da engenharia geotécnica tem sido o foco do GEOSUL ao longo dos anos. Os temas em que se espera maior ênfase no GEOSUL estão relacionados aos problemas de reconstrução pós-desastres: pavimentos que foram submersos, encontros de pontes, recuperação de infraestruturas, reparação de diques e obras de contenção de cheias, fundações, problemas ambientais.
 

A apresentação de relatos de casos de obra/recuperação será muito bem-vinda. Seminários prévios aos eventos estão sendo programados.
 

Estão previstas 2 visitas técnicas em áreas que foram fortemente atingidas por escorregamentos de terra em maio/24, de forma a permitir a observação inloco de alguns dos principais fenômenos em discussão durante a COBRAE/GEOSUL. A primeira visita será nas obras e cicatrizes ao longo da BR470, a alguns quilômetros de Bento Gonçalves, onde ocorreram dezenas de corridas de detrito de grandes dimensões. A segunda visita (pós-conferência), será feita na região urbana de Gramado onde serão visitados os trabalhos de recuperação dos locais em que ocorreram escorregamentos lentos de grandes volumes de terra (entre 0,5 e 1,2 milhões de m3).

Estão previstos também uma série de minicursos pré-conferência (no dia 17/nov) como forma de treinamento em áreas de interesse, com técnicos e pesquisadores renomados.

As cidades escolhidas para sediar o evento (Bento Gonçalves e Garibaldi) situam-se junto ao Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha, sendo que o Hotel Boulevard está em uma de suas entradas. As duas cidades são muito hospitaleiras, organizadas e com forte apelo turístico, com todas as condições para sediar um evento conjunto deste porte.

 

Hoje o Vale dos Vinhedos se constitui numa referência na produção de vinhos nobres e espumantes, oferecendo uma série de passeios às vinícolas, em paisagens de rara beleza e grande cuidado, com degustação de queijos e vinhos, e a cerca de 15 min do local do evento (consulte informações turísticas).

 

Ao longo dos dias serão realizadas diversas atividades técnico culturais complementares, já uma tradição nos eventos da ABMS, permitindo o congraçamento entre os congressistas, patrocinadores e empresas, num rico ambiente de trocas pessoais e profissionais.

Por isto, convidamos toda comunidade geotécnica e áreas afins, profissionais liberais, pesquisadores, técnicos de órgãos e/ou empresas públicas e privadas, estudantes de graduação e pós-graduação e patrocinadores, a participarem deste evento conjunto COBRAE/GEOSUL.

Programem-se, se possível tragam a família, a serra gaúcha os espera.
A Comissão Organizadora

COBRAE & GEOSUL 2025

17 a 21 de novembro de 2025

Bento Gonçalves, RS

Atendimento ao inscrito

 cobrae-geosul@officeeventos.com.br

 51 99336-0579

 Iniciar conversa agora

Redes sociais
  • GEOSUL
  • COBRAE